Fabrício Togni - Cirurgia e traumatologia buco maxilo facial

Causas da perda óssea


 A realização da extração dentária cria naturalmente uma cavidade onde previamente se encontrava a raíz deste dente removido. Consequentemente se inicia um processo de cicatrização local que cura a região e forma um novo tecido ósseo saudável. Infelizmente, dependendo do motivo pelo qual foi indicada a extração do dente, a formação de um novo osso não ocorre. Podemos citar:fraturas das raízes, periodontites (doença gengival), traumas locais, tumores entre outros. A perda óssea também ocorre com o passar do tempo nas regiões onde não se tem mais dentes. Por isso, é extremamente importante se fazer a colocação dos implantes dentários antes que esta perda óssea ocorra. Caso esta perda óssea seja excessiva para a região a ser trada com implantes dentários, se faz necessário a reconstrução destes tecidos perdidos através dos enxertos ósseos.

 

  • Pouca quantidade óssea
  • Enxerto colocado para aumentar a quantidade óssea local
  • Implantes Dentários colocados na região do enxerto ósseo.

Cirurgia de Enxerto Ósseo


 Os enxertos ósseos podem ser realizados com dois objetivos principais: estéticos ou funcionais.

 

Enxertos estéticos


Os enxertos com finalidade estética são indicados quando os pacientes perderam dentes e consequentemente o volume dos ossos da face. Estas perdas acarretam no aprofundamento e evidenciação das linhas naturais da face, causando um indesejado envelhecimento e comprometimento estético. O tratamento para estes casos deve ser realizado através de reposição destes tecidos perdidos com biomateriais associados com os implantes dentários e reabilitação com próteses dentárias. Os biomaterias são produtos que podem ser implantados para substituir ou reparar tecidos perdidos que são sintetizados em laboratório. A grande vantagem da utilização deste tipo de material é que ele não causa rejeição e não é necessário realizar uma cirurgia para remoção do osso do próprio paciente.

 

Enxertos Funcionais


 A realização do enxerto funcional é indicado quando se objetiva a instalação de implantes dentários, mas infelizmente a quantidade de osso disponível no local é limitada. Também são indicados quando ocorrem perdas ósseas causadas por tumores, traumas causados por acidente e etc. O enxerto ósseo será adicionado para restaurar a altura e largura do osso perdido assegurando que os implantes dentários de um tamanho adequado possam ser colocados. Os enxertos autógenos, da própria pessoa, são indicados para estes casos pois possuem um resultado muito satisfatório e podem ser realizados na maioria das vezes sob anestesia local em consultório odontológico.

 

  • Pouca quantidade óssea em região próxima ao seio maxilar
  • Enxerto ósseo realizado com a colocação do implante dentário